Trilha em Florianópolis: Volta ao Morro das Aranhas (prêmio: praia deserta)

A Praia do Santinho é uma das mais famosas do norte da Ilha de Florianópolis, e por isso atrai milhares de pessoas do mundo inteiro. Mas se você é um tanto inquieta como eu e não consegue passar horas tomando um bronze no meio de tanta gente, minha sugestão é a trilha pelo Morro das Aranhas, que conecta as praias do Santinho e de Moçambique. Além da vista panorâmica durante a trilha, uma grande recompensa no final: uma praia deserta!

Como chegar ao início da Trilha Volta ao Morro das Aranhas

Estacione no último bolsão de estacionamento da Praia do Santinho. Desça em direção à praia e vire à direita, caminhe em direção ao canto da praia onde fica o Resort Costão do Santinho, já no início você encontrará aqueles desenhos feitos na pedra, que se chamam Petróglifos ou Gravuras rupestres, este é o Sítio Arqueológico do Santinho e o início da trilha.

Informações sobre a trilha Volta ao Morro das Aranhas

A trilha é um pouco íngreme, de terra batida com alguns trechos com pedras. Com altitude máxima de 255 m, é possível observar uma bela paisagem da Barra da Lagoa e ainda a Lagoa da Conceição ao sul. Mais ao sul ainda avista-se os morros da Praia da Armação, há mais de 35 km de distância. Mas se seu objetivo é a tal praia deserta, siga sempre o costão do morro, nada de ir morro acima (como nós fizemos), assim  você logo vai chegar na Praia Moçambique.

A orientação é mediana, há bifurcações em alguns pontos que podem te levar até as casinhas de observação dos pescadores. O percurso exige certo esforço, mas devagar é possível ser realizado por qualquer pessoa. A duração média é de 1,5 h, nós levamos um pouco mais pois além de pararmos para as fotos, estávamos acompanhados de minha sobrinha (11 anos) e de minha mãe.

A trilha é muito limpa, isso em partes é mérito dos funcionários do Costão do Santinho Resort (e seu também, pois sei que você leva seu lixo com você e não deixa na trilha, certo?)

Como voltar ao ponto inicial da trilha

Quando chegar à Praia Moçambique, encontre o primeiro acesso às dunas (bem próximo ao costão), esta trilha basicamente de areia, te levará até o estacionamento dentro do Costão do Santinho Resort. Nesta parte da trilha já existe sinalização. Uma vez que você está na praia do Moçambique, o retorno pelas dunas é mais fácil e rápido do que o trecho pelo costão.

Praia Moçambique praticamente deserta! É sua recompensa no final da trilha!
a trilha termina dentro do Resort Costão do Santinho. Apenas caminhe pelo estacionamento em direção à rua principal.

Trilha Morro das Aranhas – FICHA TÉCNICA 

  • Nome da trilha: Volta ao Morro das Aranhas
  • Localização: Praia do Santinho e Praia Moçambique
  • Horário: É recomendado iniciar a trilha até às 16 h.
  • Distância: 5,7 km
  • Tempo médio total: 3 h
  • Grau de dificuldade: médio
  • Custo: R$0
  • O que levar: muita água e lanche são fundamentais já que não há lanchonetes na praia do Moçambique. Protetor solar, boné e tênis são altamente recomendados.
  • Como chegar: Vindo do centro de Florianópolis, siga em direção ao norte da ilha pela SC 401. Você passará pela Praia dos Ingleses e em seguida a Praia do Santinho.
  • Arquivo kml da trilha (para abrir no Google Earth, por exemplo): AQUI

Quer dicas sobre outras atividades em Florianópolis?

Que tal uma AULA DE WINDSURF ou uma visita ao PROJETO TAMAR?

Precisa reservar seu hotel ou hostel? Nós sugerimos a Booking.com! Utilize ESTE LINK, você não paga nada a mais por isso (nem 1 centavo, prometo!) mas nós recebemos uma pequena  comissão, que ajuda a pagar as contas do blog e escrever mais posts incríveis como este!

PIN IT 🙂

Olá, somos Antonio e Maiza!
Aqui nós compartilhamos as melhores
dicas e roteiros de viagem para que você possaviajar mais e melhor.
 Realize você também os seus sonhos!