Projeto Tamar, 35 milhões de tartarugas salvas!

Eu já conhecia o Projeto Tamar pela televisão e pelo jornal, mas conhecer de fato o trabalho incrível que eles fazem e ver as tartarugas sendo cuidadas, ahhh isso foi a primeira vez! E como é lindo ver as pessoas que são comprometidas com o meio ambiente! Meu coração fica feliz feliz!

Durante nossos dias em Florianópolis, eu tratei de colocar a visita à Barra da Lagoa no roteiro para visitar o Projeto Tamar. E posso dizer? Foi lindo demais!

A Juliane nos explicou muito sobre o Projeto Tamar, olha só o vídeo:

A história do Projeto Tamar

  1. Quem > Um grupo de estudantes inquietos da Faculdade de Oceanografia no Rio Grande do Sul (ahhh esse meu povo lindo do Sul).
  2. O que estavam fazendo > expedições a praias desertas para fazer pesquisas acadêmicas.
  3. O que viram > pescadores matarem 11 tartarugas
  4. O que fizeram?  “Nada!” Já responderiam prontamente os mais pessimistas. É claro que não, meu caro! Eles eram inquietos, lembra? E essa inquietude é o que move mentes que acreditam no futuro da nação!

Eles então começaram a se dedicar profissionalmente à conservação marinha e criaram o Projeto Tamar! Nosso eterno obrigada!

O Projeto TAMAR começou a proteger as tartarugas marinhas oficialmente em 1980. Ele trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção. Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. O nome é bem criativo (assim como o do nosso blog aqui) uma junção de TArtarugas MARinhas

Programa em família com sucesso garantido

Em Floripa o centro de visitantes é um local bem espaçoso, organizado e com acessibilidade para cadeirantes (ganhou muitos pontos neste quesito, anota aí produção). Perfeito para passar uma tarde inteirinha divertida e educativa. Afinal há muita informação útil sendo passada de forma leve e descontraída, os pequenos nem vão perceber, mas terão aulas de cidadania e educação ambiental. As visitas guiadas são feitas diariamente de manhã e a tarde.

Há espaços super legais para tirar fotos também, como um ovo de tartaruga gigante (sim, podemos fazer de conta que somos uma criatura do oceano!

 

Leia WINDSURF EM FLORIANÓPOLIS | FAÇA ALGO PELA PRIMEIRA VEZ

 

Já ia me esquecendo (ou não!)…  Lá você vai ficar bem pertinho de tartarugas de verdade! A história de algumas é bem triste, confesso, estão em fase de reabilitação, passando por terapias depois de terem sofrido ferimentos severos. Mas outras você pode apreciar todas as suas características, seu tamanho, e sua tremenda força! Para quem não tem a oportunidade de ver uma em seu habitat natural, é perfeito, afinal só protegemos e amamos aquilo que conhecemos, não é mesmo? E bora conhecer esses seres do mar!

projeto tamar florianópolis
visita ao Projeto Tamar em Florianópolis, passeio para a família toda.
visita ao Projeto Tamar em Florianópolis, passeio para a família toda.

Endereço do Projeto Tamar em Florianópolis e valores da entrada

Endereço

Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa. Florianópolis | SC

Valor do ingresso

Inteira – R$ 15,00

Meia entrada – R$ 7,50 (Estudantes, crianças até 12 anos e pessoas acima de 60 anos)

Cortesia – Crianças até 1,20 m

Fonte: http://www.tamar.org.br/

Dica: chapéu e filtro solar são indispensáveis durante a visita já que grande parte do passeio será sem cobertura.

Importante: ao visitar este espaço, você estará colaborando com o projeto e salvando milhares de tartarugas já que é através do valor arrecadado na bilheteria e na venda de produtos (sim, tem patrocinador também) que eles sustentam o projeto!

Olá, somos Antonio e Maiza!
Aqui nós compartilhamos as melhores
dicas e roteiros de viagem para que você possaviajar mais e melhor.
 Realize você também os seus sonhos!