Circuito W Parque Torres del Paine onde dormir e o que levar

Parque Nacional Torres del Paine fica no Chile, a 2h de ônibus de Puerto Natales (150 km) ou 390 km de distância de Punta Arenas.


Tem um post aqui no blog com o relato completo do circuito em 5 dias.

Também reunimos as perguntas frequentes sobre o Circuito W em um único post. 


 

Informações técnicas – Circuito W

Distância total: 70km

Nível de dificuldade: médio a intenso

Tipo de acomodações: acampamento, refúgio (quarto compartilhado) e cabana

Pontos de água: por toda a trilha (água de degelo)

Distâncias

Você pode baixar o mapa oficial do Parque nacional Torres del Paine aqui. Ele é muito útil para você estudar o circuito durante seu planejamento.

A planilha abaixo é uma sugestão de roteiro para completar o Curcuito W em 5 dias – adapte à sua necessidade.

O que levar – equipamentos

Os equipamentos estão divididos em 2 grupos: trilheiro raiz ($) e trilheiro creme de avelã ($$$). Os valores estão em Peso Chinelo. A alimentação na coluna $$$ já está inclusa na hospedagem. Preparamos um post completo sobre custos do Circuito W aqui blog – inclusive com valores em Real e te mostramos como é possível economizar mais de R$2000 durante a trilha!

 

Nossa barraca é uma Aztec Nepal para 2 pessoas. Ela resistiu super bem (vento e chuva). 

Quando ir

O verão é a estação mais indicada e também a época considerada alta temporada, com preços mais altos para tudo (mas vale a pena!). Alta Temporada: Outubro a Março.

.

Informações práticas sobre os acampamentos/refúgios do Circuito W

Acampamentos gratuitos

 

Administrador: CONAF

  • Campamento Italiano.

O que tem: possui apenas o básico: local para montar sua barraca, banheiro (não possui chuveiro) e local para cozinhar (construção de madeira simples com 3 paredes) com 1 mesa. Mas naquele pedaço de paraíso você não precisa de mais nada! A água pode ser coletada diretamente no rio. Com água bem geladinha, uma delícia!

Este acampamento é muito procurado no verão por questões de economia e por sua localização: parada obrigatória para largar a mochila cargueira e fazer a “perninha” do meio do W, a subida ao Mirador Britanico.

  • Campamento Torres (este segundo a CONAF estará fechado na próxima temporada: Outubro 2017 a Abril de 2018).

O que tem: possui apenas o básico: local para montar sua barraca, banheiro (não possui chuveiro) e local para cozinhar (construção de madeira simples com 3 paredes). Ideal para ficar o mais próximo das Torres possível e quem sabe ver o nascer do sol lá (nós não fomos, mas super recomendo).

.

Acampamentos/refúgios pagos

Administrador: Vértice Patagonia. Fazem parte de áreas de concessão do parque.

  • Refugio y Área de Camping Paine Grande. 

O que tem: 

Camping: Local para colocar sua barraca, barracas para alugar, espaço amplo para cozinhar (balcões para colocar seu fogareiro), pia com água corrente para lavar a louça, mesas, tomadas, banheiros com chuveiro e locação de equipamento de camping.

Refúgio: camas em quarto compartilhado, restaurante com pensão completa, bar, sala de estar e mini-mercado.

  • Refugio y Área de Camping Grey

Estrutura parecida com o Campamento Paine Grande (acima).

Administrador: Fantático Sur. Estes estão localizados nas áreas de propriedade privada do parque.

  • Refugio, Cabañas y Camping Los Cuernos

O que tem: Local para colocar sua barraca, barracas para alugar, espaço para cozinhar, pia/tanque com água corrente para lavar a louça, mesas, tomadas, banheiros com chuveiro, refúgio com camas em quarto compartilhado, restaurante com pensão completa. No Los Cuernos também é possível ficar em cabanas (nós ficamos 1 noite e foi o maior luxo das nossas vidas, mas foi lindo! Leia o relato do dia 3 e você entenderá! As cabanas possuem lareira, cama macia, toalha macia e limpinha e banheiro reservado para os hóspedes das cabanas. Pagamos apenas pela cabana sem refeições (ai já seria demais, né?).

  • Camping El Francés

O que tem: Local (plataforma) para colocar sua barraca, equipamentos para alugar, espaço para cozinhar e banheiros com chuveiro.

  • Refugio y Camping El Chileno

O que tem: Local (plataforma) para colocar sua barraca, barracas para alugar, mesas, tomadas, banheiros com chuveiro, refúgio com camas em quarto compartilhado, restaurante com pensão completa.

Está localizado em um ponto estratégico do Circuito. Optando por ele você pode subir até as Torres apenas com mochila de ataque, poupando a longa subida até a Área de acampar Torres com sua cargueira.


Precisa reservar seu hotel ou hostel? Nós sugerimos a Booking.com!

Utilize ESTE LINK, você não paga nada a mais por isso (nem 1 centavo, prometo!) mas nós recebemos uma pequena  comissão, que ajuda a pagar as contas do blog e escrever mais posts incríveis como este!


Olá, somos Antonio e Maiza!
Aqui nós compartilhamos as melhores
dicas e roteiros de viagem para que você possaviajar mais e melhor.
 Realize você também os seus sonhos!